Atendimento: (11) 3477-1003 ou 99901-3932
Facebook Twitter Youtube Whatsapp
Península Antartida e Ilhas Shetland do Sul
O Continente Antártico está situado na região polar austral. É cercado pelo Oceano Antártico, de limites imprecisos, formado pelo encontro das águas dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, a chamada Confluência Antártica.

Profundas baías dividem o continente em duas partes desiguais. A maior parte é conhecida como Antártica Oriental, que consiste principalmente em um plateau elevado e coberto por gelo, e a menor é chamada de Antártica Ocidental, formada por um arquipélago de ilhas montanhosas ligadas entre si por gelo. O leste e o oeste são separados pelas Montanhas Transantárticas.

A Península Antártica constitui a maior porção da Antártica Ocidental. Trata-se de uma faixa montanhosa estreita e sinuosa que se estende para o norte, em direção à América do Sul.

O Continente Antártico é o único continente em que o homem não viveu antes da implantação de estações baleeiras ou científicas. De toda a sua enorme área continental, apenas uma fração insignificante é ocupada por cerca de cinqüenta estações científicas que, muitas vezes, recebem apoio logístico de militares, localizadas, principalmente, em sua costa, na região da Península Antártica.

Um continente de máximos em todos os sentidos, a Antártida se torna única no encanto que oferece pela poesia de sua beleza, a fascinação pela grandiosidade da primeira descoberta que leva, ao espírito humano, a sensação da exploração de um mundo novo, longínquo, alienígena, incomum.

As expedições para a Antártica são realizadas em cruzeiros que podem partir de Ushuaia, na Argentina, ou de Punta Arenas, no Chile. A viagem é deslumbrante e caminhando pela Península, o viajante encontrará um lugar coberto por geleiras e calotas de gelo, enormes blocos de água doce que, na costa, flutuam no mar até formar os icebergs. Em meio ao silêncio, percebe-se como a água derretendo pode fazer um barulho fino e persistente. A superfície branca e azul se intercala com rochas e terra escura, nas quais se avistam animais como aves, focas e leões-marinhos.