México

Fantasias coloridas

O México está situado na parte norte do continente americano. Faz fronteira com os Estados Unidos, Guatemala e Belize e possui uma extensão territorial de 1.964.375 km², no qual está dividido em seis regiões turísticas: Norte, Centro, Golfo e Sul, Costa do Pacífico, Península da Baixa Califórnia e Península de Yucatán.

As riquezas arqueológicas estão principalmente nas regiões do Centro, Costa do Pacífico e Península de Yucatán.

A região do Centro é uma das regiões com maior riqueza natural e cultural do país. Estende-se desde os limites do planalto, ao norte perto da Huasteca, até as bordas da Sierra Madre, no sul.

Lá se pode visitar a Cidade do México, capital da República, com seu belíssimo Centro Histórico, a Basílica de Guadalupe, ou conhecer tradicionais bairros como San Angel, Coyoacán e Xochimilco. Também é possível visitar impressionantes zonas arqueológicas como Teotihuacán, Xochicalco, Cacaxtla e Tula.

No Centro do México também poderá encontrar pitorescas cidades que se destacam por suas feiras, festividades, templos, conventos e propriedades como Tlaxcala e Huamantla, famosas por seus tapetes de flores, Águas Calientes, onde poderá viver a alegria de sua tradicional Feira de San Marcos, e cidades coloniais, como Guanajuato, com suas ruazinhas cheias do historias e legendas, Puebla, a cidade dos anjos, com mais de 200 igrejas, Querétaro, com seu monumental aqueduto de 12 km, e Morelia, com sua catedral imponente de estilo barroco sóbrio, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Já a Costa do Pacífico é uma faixa de mais de 1.700 quilômetros de praias, montanhas e vales, que vão desde Sinaloa até a zona do Istmo de Tehuantepec, no estado de Oaxaca.

Na parte sul do estado de Sinaloa, destaca-se Mazatlán, com seu famoso carnaval, seguido pelo místico de Nayarit, caracterizado pelas tradições e pela sabedoria dos ancestrais indígenas, onde é possível encontrar artesanatos multicoloridos feitos com madeira, tecidos e pequenos pedaços de pedra.

Mais ao sul quatro lugares são o grande destaque: Puerto Vallarta, com seu magnífico corredor de esculturas, Costalegre, sede de exclusivos resorts e spas, o Vulcão de Fogo, situado nos limites com Colima, e a maravilhosa cidade de Guadalajara.

No estado de Michoacán, é destaque a arquitetura da cidade de Morelia. Em Guerrero, existe a pitoresca cidade de Taxco, com suas ruas de pedras e onde pode-se adquirir as melhores jóias de prata. Finalmente, em Oaxaca, estado rico em gastronomia e no qual surgiu alguns dos artistas plásticos mexicanos mais brilhantes, como Rufino Tamayo, Francisco Toledos e Rodolfo Morales, destacam-se a capital e as zonas arqueológicas de Monte Albán – Patrimônio da Humanidade.

– Cidade do México
A capital de um dos países mais populosos do mundo lembra bastante São Paulo. Ela é grande, densamente povoada e tem um trânsito terrível, mas possui uma das histórias mais fantásticas da América e conserva os prédios e ruínas das civilizações antigas muito bem. Isso sem contar os diversos parques espalhados pela cidade, como o Alameda e o Chapultepec.

Além de esbanjar história indígena e colonial, a cidade é moderna, com intensas movimentações financeiras e negócios de primeiro mundo, em grande parte influenciados pela fronteira com os Estados Unidos. A cidade é ainda um paraíso para os amantes das comidas apimentadas, dos chilis, das guacamoles e dos tacos, tapas e tortillas, sem contar as iguarias à base de cacto e as bebidas feitas com tequila, que também se origina na exótica planta do deserto.

– Guadalajara
A segunda maior cidade do México é a fusão definitiva do passado e do presente. O coração de Guadalajara é seu Centro Histórico, onde edifícios da época colonial são meticulosamente preservados.

– Guanajuato
Está situada na região central do México, e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, devido à beleza de sua arquitetura colonial e de sua animada vida cultural. Estreitas ruas e becos de pedras conduzem às praças, onde é possível ouvir histórias e lendas sobre a cidade que exaltam a imaginação das pessoas.

– Morelia
Morelia, capital do estado de Michoacan, oferece uma atmosfera acolhedora e hospitaleira, assim como muitos tesouros arquitetônicos no seu Centro Histórico, que foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Lá encontram-se construções de estilo colonial, tais como o Palácio Nacional e La Catedral.

– Taxco
A cidade de Taxco, localizada a 3.100 metros acima do nível do mar, também é conhecida como “Ciudad de la Plata” uma vez que, sua vida gira em torno de um único produto: a prata. É uma cidade muito agradável, toda calçada em pedras brutas, dá ao visitante a impressão de estar caminhando sobre um pedacinho da história do México.

– Mérida
Mérida está localizado no nordeste da Península de Yucatan. Conhecida como a Cidade Branca, de inigualável gastronomia, onde um passeio pelo Montejo permitirá admirar seus edifícios históricos mais importantes. Perto dali, no meio de uma zona de poços naturais (reflexos de água subterânea), está um dos locais mais visitados do mundo maia: Chichén Itzá e Uxmal.

– Palenque
Palenque é um vilarejo de origem maia, localizado no nordeste do estado do Chiapas, onde se concentra o maior complexo de ruínas dessa civilização no México. As ruínas são formadas por um conjunto de cerca de 500 edifícios que ocupam uma extensão de mais de 15 km. As escavações foram feitas aos poucos. O Templo das Inscrições, por exemplo, onde foram encontrados 3 tabuleiros com 619 hieróglifos, foi descoberto em 1952. Já outros edifícios como o Templo de La Reina Roja e a Tumba dos Mortos, foi descoberta recentemente por arqueólogos mexicanos, em 1994 e 1993, respectivamente.

– Puebla
A cidade de Puebla, declarada patrimônio Cultural da Humanidade, é também conhecida como, a “Cidade dos Anjos”. Possui em seus arredores 5000 edifícios de tendência colonial, principalmente, barroca do século XVI entre os quais se destaca sua catedral, exemplo perfeito da beleza arquitetônica da cidade.

– San Cristóbal de Las Casas
Está situada no centro do estado de Chiapas, e é uma das mais bonitas cidades do México por sua harmônica composição urbana, com imponentes edifícios religiosos como a Catedral ou o Templo de Santo Domingo, com abundantes detalhes do estilo barroco e manufatura indígena, que perpetua a herança cultural dos grupos étnicos dos tzotziles, tzeltales e lacandones que residem em seus arredores.

– Cuernavaca
Na cidade de Cuernavaca, capital de Morelos, é conhecida como a “cidade da eterna primavera” com seus maravilhosos jardins, museus, templos e monumentos históricos de origem colonial, assim como restaurantes e bares que alegram sua vida noturna. Os aspectos históricos e culturais que identificam o estado de Morelos estão em áreas arqueológicas como Xochicalco, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e El Tepozteco, localizado no mágico povoado de Tepoztlán.

De modo geral, existem duas estações:

– estação seca (novembro a abril)
Ideal para as viagens. Cancún, Cozumel e Isla Mujeres têm uma estação chuvosa de novembro a janeiro, quando as tempestades do norte se aproximam.

– estação chuvosa (maio a outubro)
A freqüência das tempestades tropicais e furacões aumenta.

BRASILEIROS: são aceitos somente Passaporte (validade mínima de 6 meses).

VISTO MEXICANO OU AUTORIZAÇÃO ELETRÔNICA (Consulte regras)

ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.

MENORES de 18 anos – autorização por autenticidade* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe, acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por autenticidade* do genitor que não viajará.

* Firma reconhecida por autenticidade: significa que ambos os pais devem comparecer pessoalmente ao cartório para providenciarem o documento de autorização.
**O novo passaporte brasileiro (cor azul) não registra s filiação do viajante (não consta os nomes dos pais). Por isso, os menores de idade, viajando ou não acompanhados dos pais, além do passaporte válido, também deverão apresentar no check in, o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para confirmar a paternidade do menor.

Vacinas
– Devido a pandemia do Covid 19, é exigida a vacina para efeitos de viagens ao exterior. Consulte-nos para maior detalhamento das exigências.

Destaques

Argentina: De Buenos Aires à Patagônia

Buenos Aires, Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Península Valdez, Mendoza e muito mais.. roteiros personalizados de acordo com perfil do viajante!

Jalapão Reveillon 2022

Conheça as águas do Jalapão, incríveis cachoeiras opte por um Reveillon diferente!

Carnaval Costa Rica – 2022

Experiência de Viagem à Costa Rica no Carnaval 2022, flora exuberante e natureza plena!

Serra do Cipó Light – Rios, Cachoeiras e Sítios Arqueológicos

Santuário de biodiversidade Serra do Cipó, localizada na Serra do Espinhaço a 100km de Belo Horizonte, vem com a gente!

Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses, Delta e Jericoacoara

Impressionante viagem por uma das mais singulares regiões do globo, a Rota das Emoções – Jeri, Delta e Lençóis.

Traduções »