Equador

Patos do Equador

As Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 58 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo.

Muito mais que um arquipélago, as Galápagos são um laboratório vivo, um reduto geológico que já viu nascer e morrer uma grande quantidade de espécies, modificando nossa compreensão da vida na Terra. Depois de violentas explosões vulcânicas, as ilhas se ergueram das frias profundezas oceânicas para formar um arquipélago, criar espantosos campos de lava, desertos escaldantes, bosques tropicais e montanhas.

Neste recanto isolado do Oceano Pacífico, nada é o que parece. As iguanas nadam no mar como dragões, fazendo seus ninhos em ardentes crateras vulcânicas. Os pássaros se transformam em vampiros, as tartarugas bramem nos campos de lava e os pingüins, tubarões, baleias e focas se escondem entre os coloridos corais tropicais.

O grande barato do arquipélago está nas atividades ao ar livre. A rotina dos ecoturistas é observar animais selvagens em seu habitat. Foram eles que deram e ainda mantêm a fama mundial do arquipélago, que atrai cerca de 100 mil pessoas por ano. Gente que sonha reviver a experiência do biólogo inglês Charles Robert Darwin (1809-1882), que aportou por ali em 1835, a bordo do navio HMS Beagle, da Marinha Real Britânica.

– Ilha de São Cristóvão
Puerto Baquerizo Moreno é a capital do arquipélago e uma das cidades mais importantes do mesmo, com mais de 6 000 habitantes. A pesca e o turismo são as principais fontes de receitas. San Cristóbal é uma das três ilhas habitadas, perto de Ilha de Santa Cruz e da Ilha de Isabela, que este arquipélago do Equador, tem como paraíso.

– Ilha Isabela
Isabela é a maior ilha do arquipélago das Galápagos. Seu ponto mais elevado é vulcão do lobo com uma altura de 1.707m. A forma da ilha é o produto da fusão de vários grandes vulcões, com quase 2000 m de altitude, numa única ilha. Pela ilha existem várias trilhas que levam a lugares magníficos, onde se pode observar as tartarugas do arquipélago. É rica em biodiversidade: perto da costa vê-se grande variedade de aves marinhas, como pinguins, petréis, mergulhões, falcões-das-galápagos, pombos-das-galápagos, e pelicanos, além de iguanas marinhas, tartarugas, leões marinhos e caranguejos.

– Ilha de Santa Cruz
A ilha abriga a maior população humana do arquipélago, na cidade de Puerto Ayora. A Estação de Pesquisas Charles Darwin e o quartel-general do Serviço do Parque Nacional de Galápagos estão localizados nela. Ambos operam conjuntamente um centro de criação de tartarugas onde esses quelônios são preparados para serem reintroduzidos em seu habitat. As montanhas de Santa Cruz oferecem uma vegetação exuberante e são famosas pelos seus túneis de lava. Grandes populações de tartarugas são encontradas ali. A Enseada da Tartaruga Negra é um local cercado por população humana e costuma ser utilizada por tartarugas marinhas, arraias e pequenos tubarões como uma área para acasalamento. Cerro Dragón, conhecida por sua lagoa de flamingos, também aqui se localiza, e ao longo da costa podem ser avistadas iguanas terrestres.

– Ilha de Genovesa
Está localizada na parcela nordeste dos Galápagos. A ilha é um paraíso para muitos pássaros e um local perfeito para os ornitólogos. A ilha possui uma praia em forma de círculo, batizada de baía de Darwin, originada pela lava de um vulcão. As grandes atrações são os quase 500 mil pássaros que habitam a ilha, entre eles mergulhões de patas vermelhas, mascarados, gaivotas, garças e tentilhões.

– Ilha de Fernandina
É a ilha oceânica mais antiga do mundo, onde nenhuma forma de vida foi introduzida pelo homem. Isso faz com que a ilha não tenha sofrido nenhuma modificação em seus últimos 750.000 anos. Um dos vulcões mais ativos do mundo se encontra nesta ilha. As principais atrações da ilha são as iguanas marinhas, os pingüins, os lobos marinhos e as garças.

– Ilha de Bartolomé
Dramáticas formações de lava formam espetaculares tubos e túneis. Uma trilha leva até o ponto mais alto da ilha, onde estão os magníficos campos de lava.

– Ilha de Wolf
A Ilha de Wolf não permite visitas em terra. O principal ponto de mergulho está localizado no lado sul da ilha. Correntes muito fortes são encontradas até os 18 metros de profundidade. Tubarões-martelo e golfinhos são principais atrações de Wolf. Os cardumes de tubarões-martelo chegam a ter 500 animais. A melhor forma de conhecê-la é em “live-aboards”, específicos para mergulhadores experientes.

De junho a novembro é o melhor período de mergulho por causa da quantidade maior de peixes. De dezembro a abril, é mais ensolarado, mas ocorrem pancadas de chuva quase diárias.

BRASILEIROS: são aceitos somente Passaporte (validade mínima de 6 meses).

ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.

MENORES de 18 anos – autorização por autenticidade* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe, acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por autenticidade* do genitor que não viajará.

* Firma reconhecida por autenticidade: significa que ambos os pais devem comparecer pessoalmente ao cartório para providenciarem o documento de autorização.
**O novo passaporte brasileiro (cor azul) não registra s filiação do viajante (não consta os nomes dos pais). Por isso, os menores de idade, viajando ou não acompanhados dos pais, além do passaporte válido, também deverão apresentar no check in, o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para confirmar a paternidade do menor.

Vacinas

– É obrigatória a apresentação do comprovante internacional de vacinação contra a Febre Amarela (tirada com no mínimo 10 dias antes do embarque).

– Devido a pandemia do Covid 19, é exigida a vacina para efeitos de viagens ao exterior. Consulte-nos para maior detalhamento das exigências.

Destaques

Argentina: De Buenos Aires à Patagônia

Buenos Aires, Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Península Valdez, Mendoza e muito mais.. roteiros personalizados de acordo com perfil do viajante!

Jalapão Reveillon 2022

Conheça as águas do Jalapão, incríveis cachoeiras opte por um Reveillon diferente!

Carnaval Costa Rica – 2022

Experiência de Viagem à Costa Rica no Carnaval 2022, flora exuberante e natureza plena!

Serra do Cipó Light – Rios, Cachoeiras e Sítios Arqueológicos

Santuário de biodiversidade Serra do Cipó, localizada na Serra do Espinhaço a 100km de Belo Horizonte, vem com a gente!

Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses, Delta e Jericoacoara

Impressionante viagem por uma das mais singulares regiões do globo, a Rota das Emoções – Jeri, Delta e Lençóis.

Traduções »