Urubici

Falésias

A charmosa cidade de Urubici nasceu em 1915 como vila de São Joaquim. Hoje, suas belezas naturais têm atraído turistas de todas as partes em busca das belas paisagens da Serra Catarinense.

Localizada no vale do Rio Canoas, a cidade tem nos morros, vales e cachoeiras lugares perfeitos para quem quer descansar ou se aventurar.

No inverno rigoroso, entre os meses de junho e agosto, a neve pode aparecer, dando ares europeus às ruas. A cidade registrou, em 1996, a temperatura mais baixa já marcada pelos termômetros no Brasil, -17,8°C. O clima é ideal para aproveitar um bate-papo em frente à lareira, tomar um bom vinho ou apenas relaxar.

Ao longo de sua história, a cidade sofreu a influência de portugueses, italianos, alemães, africanos e letões, que deixaram suas características na cultura, nas artes, na arquitetura e na culinária. A cidade é conhecida também como a terra das hortaliças pela variedade e qualidade da produção local.

Em visita a Urubici, o turista não pode deixar de conhecer o Morro da Igreja, ponto mais alto do sul do Brasil, com 1.827 metros de altitude; e a Cascata do Avencal, com 100 metros de queda livre. Também merecem ser vistas as inscrições rupestres deixadas nas cavernas indígenas há mais de quatro mil anos.

As belezas naturais de Urubici fazem com que a cidade seja muito procurada por mochileiros. Seus cenários são perfeitos para a prática de ecoturismo e turismo de aventura, com suas diversas trilhas, cachoeiras e montanhas.

– Morro da Igreja
Localizado no centro do Parque de São Joaquim, o Morro da Igreja é um dos mais bonitos da região. Com 1.822 metros de altitude, é o ponto culminante do estado, muito procurado por praticantes de escalada e montanhismo. Em dias claros, torna-se um ótimo mirante para as escarpas da Serra Geral e até para o litoral, a mais de 60 quilômetros de distância. No Morro da Igreja também foi registrada a temperatura mais baixa do Brasil -17,8ºC.

– Pedra Furada
Formação rochosa com um furo em forma de janela, com aproximadamente 30 metros de circunferência, moldada pela ação da natureza em meio à Mata Atlântica. Pode ser vista a partir do Morro da Igreja.

– Nascentes do Rio Pelotas
As nascentes do Rio Pelotas estão numa região de campos alagados, onde existem trilhas. De lá também é possível avistar o Morro da Igreja.

– Serra do Corvo Branco
Um dos locais mais visitados do município, possui uma estrada que liga Urubici a Grão-Pará e cruza seu ponto mais alto a 1.470 metros de altitude. No trajeto até lá é possível avistar cânions e vales profundos de diversos mirantes. No inverno há possibilidade de nevar.

– Cachoeira do Avencal
Uma das mais belas quedas de água da região, a Cachoeiras do Avencal possui 88 metros de altura. Para chegar até lá, é necessário caminhar por trilha de 800 metros.

– Morro do Campestre
Localizado a 8 km do centro de Urubici, esse morro possui mirante com vista parcial do Vale do Rio Canoas. O melhor horário para visitação é durante o pôr-do-sol.

Apresenta clima subtropical, com temperaturas que variam entre 12°C e 16ºC. Nos meses de junho, julho e agosto os termômetros chegam a registrar temperaturas negativas, e pode nevar.

Brasileiros
– passaporte (válido até o término da viagem)
– RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação.

Estrangeiros
– passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros).
Estrangeiros não residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deve procurar diretamente o Consulado brasileiro no seu país de origem.
Não será permitido o embarque com cópia de documentos, mesmo que autenticados.

Vacinas
– É recomendável tomar a vacina contra Febre amarela (tomar 10 dias antes da viagem)

Destaques

Argentina: De Buenos Aires à Patagônia

Buenos Aires, Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Península Valdez, Mendoza e muito mais.. roteiros personalizados de acordo com perfil do viajante!

Jalapão Reveillon 2022

Conheça as águas do Jalapão, incríveis cachoeiras opte por um Reveillon diferente!

Carnaval Costa Rica – 2022

Experiência de Viagem à Costa Rica no Carnaval 2022, flora exuberante e natureza plena!

Serra do Cipó Light – Rios, Cachoeiras e Sítios Arqueológicos

Santuário de biodiversidade Serra do Cipó, localizada na Serra do Espinhaço a 100km de Belo Horizonte, vem com a gente!

Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses, Delta e Jericoacoara

Impressionante viagem por uma das mais singulares regiões do globo, a Rota das Emoções – Jeri, Delta e Lençóis.

Traduções »