Costa Rica

Macaco amarelo na mata

A Costa Rica se estende majestosamente do Oceano Pacífico ao Mar do Caribe, e possui uma das mais variadas paisagens e climas, em um território de apenas 20 mil quilômetros quadrados.

Florestas extensas, vulcões, rios entre montanhas, praias e inúmeros parques nacionais e reservas florestais.

O país é dividido em 7 regiões:

– Caribe Norte
Compreende a costa do Caribe e vai desde o rio San Juan para a cidade de Limón, centro turístico da região. O Parque Nacional Tortuguero é a principal atração da região.

– Caribe Sul
Vai de Limon até a fronteira do Panamá. A região apresenta uma combinação única de praias, dos recursos naturais e da cultura afro-americanos em Cahuita, Puerto Viejo e Manzanillo Gandoca. Destacam-se os recifes, praias de areia multicolor (do preto ao amarelo e cinza) de floresta, vegetação costeira e média-alta.

– Vale Central
Abriga a principal porta de entrada para o país, a capital San José, sede de atrações culturais incluindo os melhores museus da Costa Rica. Na mesma área ficam os principais vulcões da região, como o Poás, Braulio Carrillo, Irazú e Turrialba além de vários parques nacionais.

– Planícies do norte
Com suas diversas áreas protegidas, lagos, lagoas, vulcões, rios e cachoeiras, a Zona Norte está passando por um boom nos serviços de turismo e desenvolvimento local da aventura. Graças às chuvas freqüentes, a Zona Norte possui florestas úmidas e perenes, bem como ambientes férteis e planícies naturais que servem como santuários de aves aquáticas, répteis, mamíferos e peixes.

– Monteverde
Apesar de sua principal atração ser o Monteverde Biologic Preserve, a região também apresenta uma variedade de lugares naturais, caminhos pitorescos, flora e fauna, observando oportunidades, paisagens naturais e muito mais.
Devido às atrações da área e do meio ambiente, as atividades estão centradas em torno da história natural e aventura.

– Guanacaste Norte
Tem dois principais centros turísticos: Libéria e Santa Cruz, e três outros centros turísticos: El Coco, Tamarindo e Flamingo. A paisagem do litoral é excepcional. Existem praias de areias brancas e um mar calmo qualificada pelo azul intenso, sobretudo os localizados no interior do Golfo Papagayo (Nacascolo, Virador, Iguanita e Panamá). É uma das regiões de maior desenvolvimento, baseado em grandes hotéis e resorts.

– Guanacaste Sul
O principal centro turístico é a cidade de Nicoya, localizada a 30 quilômetros da costa. As principais atrações são as praias e manguezais.

– Puntarenas, Praias e Ilhas do Golfo
Puntarenas é uma das regiões turísticas mais importantes da Costa Rica. Suas costas são enfeitadas por muitas ilhas, enseadas, praias e belas riquezas naturais, complementadas com zonas protegidas.

– Pacífico Central
Esta região tem três cidades importantes para o turismo: Quepos, Jacó e Puntarenas. As principais atrações da região são da sua costa e áreas silvestres protegidas. A costa é formada por inúmeras praias, algumas das quais estão a menos de duas horas de San José, permitindo um acesso rápido. Com relação às áreas de deserto, a região possui refúgios de vida selvagem, parques nacionais e reservas biológicas. Também digno de nota é a beleza cênica ao longo da estrada costeira que liga a área Caldera com a Quepos e região Manual Antonio.

– Pacífico Sul
A porta de entrada e principal centro de distribuição é a cidade de Pérez Zeledón. As principais atrações são as praias e o turismo rural. Duas importantes áreas protegidas estão situadas nesta zona, um é o Parque Nacional Corcovado, que a National Geographic Magazine define como “o lugar de maior riqueza biológica do planeta” e a Reserva da Biosfera da Humanidade, declarado como Patrimônio da Humanidade e parte do Parque Internacional Amistad.

Norte do Caribe

– Rio Pacuare
Mundialmente famoso entre os fãs de rafting e de peritos, este rio tropical é considerado um dos mais bonitos do mundo para desfrutar de actividades de águas bravas. O Pacuare é avaliado classe III-IV na escala internacional de águas bravas.

– Playa Bonita
A 5 Km ao norte da cidade de Limón, grandes ondas desta praia de fácil acesso são ideais para os surfistas. Devido à sua beleza e proximidade com Limón, esta praia é a favorita dos moradores da cidade e os turistas que procuram desfrutar do mar.

– Limón
O bairro antigo da cidade tem as características de um centro histórico e atualmente está em renovação urbana, com restauro de edifícios e uma zona pedonal do Parque Vargas para o mercado.

– Parque Nacional Tortuguero
Fundado em 1975, o Parque Nacional Tortuguero é uma das áreas de maior biodiversidade de vida selvagem da Costa Rica. É caracterizado por belas paisagens com canais, lagoas e rios que podem ser visitados de canoa, barco ou caiaque. Além da tartaruga verde, três outras espécies de tartarugas marinhas fazem seus ninhos nas praias do parque.

Sul do Caribe

– Puerto Viejo
Puerto Viejo fica em um ponto de plataformas de corais, no entanto, há outros pontos com areia branca ideais para desfrutar do mar como Beach chinês, e a praia em frente ao Restaurante Stanford. Apesar de pequenas, estas duas praias são muito populares.

– Playa Negra (Puerto Viejo)
É famosa pela sua areia verdadeiramente negra, devido ao elevado teor de manganês. Moldada em uma curva atrativa, a Playa Negra tem fortes ondas.

– Parque Nacional Cahuita
Suas duas principais áreas, Cahuita e Puerto Vargas, apresentam praias altamente cênicas, bem como o maior recife de coral no Caribe costarriquenho. Várias espécies de vida marinha podem ser vistas aqui, incluindo o coral (cérebro, veados e alces-chifre, o fogo, rosa e alface), moluscos, crustáceos, tartarugas e outros peixes multicoloridos (acará bandeira, isabelitas, etc) e muitos outros.

Vale Central

– San José
A 1.149 metros acima do nível do mar, San José é apreciado pela bela arquitetura , e vários prédios que foram declarados monumentos nacionais de interesse cultural, histórico ou arquitetônico, incluindo a construção de Correios e Telégrafos, o Teatro Nacional, Museu da Criança, o Castelo Azul e outros.

– Parque Nacional Vulcão Irazu
Este parque protege o colossal Irazú, que em 3.432 metros acima do nível do mar, é o mais alto vulcão na Costa Rica. O vulcão ativo tem uma longa história de erupções e os ciclos de erupção.

– Parque Nacional Vulcão Poás
Com 2.708 metros acima do nível do mar, atualmente o vulcão emite uma grande quantidade de gases e vapor a partir da várias fumarolas localizadas no cone interno da cratera.

Planícies do Norte

– Rio Tabacon
Localizado nas imediações do vulcão Arenal, este rio tem tido uma série de melhorias realizadas ao longo de suas margens, dando origem a uma das principais atrações da região: as termas de Tabacon, com ásguas a uma temperatura de 37°C.

– Vulcão Chato
Localizado a sudeste de El Arenal, este vulcão tem uma altitude de 1.140 metros acima do nível do mar. Sua cratera tem 550 metros de diâmetro, e possui um belo lago emoldurado por uma vegetação luxuriante.

– La Fortuna
Situado a 253 metros acima do nível do mar, a cidade possui uma paisagem envolvente, com a imagem perfeita dos cones dos vulcões Arenal e seu eterno companheiro Chato.

– Parque Nacional Vulcão Arenal
Localizado a 7 Km de La Fortuna, o vulcão Arenal tem uma área de 33 quilômetros quadrados. O vulcão tem tido uma atividade constante desde 29 de julho de 1968. Sua paisagem tem duas faces: uma coberta com vegetação exuberante que abriga uma variedade de vida selvagem, e outra com setores de lava e areia das constantes erupções. Considerado a principal atração da região, devido às suas constantes explosões e erupções.

Monteverde

– Monteverde Cloud Forest Reserve
Esta reserva ostenta uma riqueza de diversidade de flora e fauna, muitas endêmicas. Uma série de trilhas permitem aos visitantes observar a floresta nublada. Cerca de 400 espécies de aves, 490 espécies de borboletas, mais de 100 espécies de mamíferos, 2.500 espécies de plantas (500 das quais estão as orquídeas) e dezenas de milhares de insetos foram identificadas aqui.

Guanacaste Norte

– Playa Tamarindo
Juntamente com Praia Grande e Playa Ventanas, compõem a Baía Tamarindo. Esta praia dispõe de áreas rochosas e uma ilha em seu extremo sul. Sua vegetação inclui ipês rosa, tamarindos e coqueiros.

– Parque Nacional Guanacaste
Este parque contém vulcões Orosi e Cacau, que são as suas principais atracções. É dividido em três setores: Maritza, pitilla e cacau.
O setor de Maritza está situada nas encostas do vulcão Orosi, a 650 metros acima do nível do mar. Abriga uma seca a floresta húmida que dá origem a rios e córregos, uma variedade de pássaros e uma grande população de catetos. Localizado a um quilômetro ao sul de La Cruz, a principal característica do setor pitilla é a sua floresta úmida. Aves e outros animais podem ser vistos nas trilhas, bem como uma vista espetacular do lago Nicarágua.

O sector do cacau está localizado nas encostas do vulcão do mesmo nome, em cerca de 1.100 metros acima do nível do mar que mediante permissão, é possível subir ao topo do vulcão.

Guanacaste Sul

– Playa Ostional
Longa e larga, com fortes ondas, Ostional goza de prestígio em todo o mundo, porque é aqui e em Nancite (em Santa Rosa Parque Nacional), que o maior número de tartarugas verde-oliva desovam, especialmente a partir de julho a novembro. Por esta razão, Ostional e toda a costa sul de Punta Guiones estão incluídas no Plano Nacional Ostional Wildlife Refuge.

– Playa Buena Vista
Praia Buena Vista é uma grande praia com surf moderada e vegetação exuberante. No extremo norte encontra-se um estuário, ao sul, é a foz do Rio Buena Vista. A praia é ideal para banhos de sol e caminhadas.

– Playa Bejuco
Uma praia muito grande, com ondas moderadas a fortes. Bejuco tem um extenso manguezal que se estende por trás da praia até a foz do Rio Bejuco. Perto da extremidade sul está Punta Bejuco, que empresta ainda maior beleza a esta praia popular entre os surfistas.
Puntarenas, Praias e Ilhas do Golfo

– Puntarenas
Com apenas quatro metros acima do nível do mar, a cidade é conhecida pelas extensas praias para desfrutar o sol e o mar.

– Isla Jesuita
Esta ilha está situada muito perto e nordeste da Ilha dos Cedros. Os seus 30 hectares, abriga uma área de floresta tropical seca, a transição para a floresta úmida. Na parte nordeste da ilha é uma costa rochosa e praias encantadoras. Outra praia pode ser encontrada no lado sul da ilha.

– Isla Pan de Azúcar
Este ilhéu está localizada a sudoeste da Ilha de San Lucas. A beleza da paisagem marinha é centrada na forma das pedras que lhe dão sua forma original, e seu nome: “. Sugarloaf Island” A ilha tem uma grande população de aves marinhas, especialmente pelicanos.

– Isla Venado
Esta ilha de 440 hectares se destaca entre as outras ilhas no Golfo de Nicoya, devido à sua cor verde-mar. Os habitantes da ilha vivem da agricultura e pesca. Abundantes ninhos de aves marinhas na ilha e nos manguezais perto do estuário Jicaral.

– Isla Chira
A maior e mais populosa ilha do Golfo de Nicoya. Há um grande pântano de mangue na parte nordeste da ilha.

– Playas Caldera e Mata de Limón
É bastante popular, especialmente com turistas nacionais que beneficiam os arredores e proximidade com o porto de Caldera, um site de ancoragem para navios de grande porte. O estuário pode ser visitada de barco para observar a vegetação e a fauna do manguezal.

– Playa Tivives
Esta praia apresenta ondas grandes e é muito popular entre os surfistas. Tem um grande pântano de mangue, e a longa praia é ideal para caminhadas e passeios a cavalo.

– Pura Vida e Jardim Cachoeira
Localizado no Bijagual de Turrubares, este local é belíssimo. A cachoeira de 200 metros, aqui é uma das mais altas do país com coloridos jardins e trilhas.

– Playa Montezuma
Os setores rochosos e praias de areia clara fazem da costa extremamente bonita. Com vegetação abundante, é o habitat de numerosas espécies animais, congos e muitos pássaros podem ser observados.

– Isla del Parque Nacional de Coco
Este parque foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997, devido à inigualável beleza natural e riqueza biológica. Com 24 quilômetros quadrados, a ilha apresenta falésias atingindo 183 metros de altura e uma infinidade de cavernas submarinas.

Pacífico Central

– Jacó
Com apenas sete metros acima do nível do mar, a cidade de Jacó tem uma grande praia para desfrutar o mar e o sol. A sua proximidade de São José torna uma das praias mais visitadas do país por costarriquenhos e estrangeiros.

– Playa Ferradura
Formando uma baía de exuberante vegetação tropical, esta praia é apropriadamente denominada “Ferradura Beach” após a forma da sua costa.

– Playa Hermosa
Com 10 Km de mar aberto, Playa Hermosa possui ondas fortes e contínuas, tornando-a uma das preferidas da Costa Rica para surf. Palco de várias competições nacionais de surf.

– Rainmaker Canopy Walk
Localizado em uma reserva particular na Serra Fila Chonta, estas pontes são uma atração excepcional graças ao espetacular cenário agradável de suas alturas.

– Quepos
A cidade serve como ponto de partida para as atrações da região.

– Parque Nacional Manuel Antonio
O mais famoso parque nacional da Costa Rica, Manuel Antonio possui algumas das paisagens mais variadas e deslumbrantes do país. Rodeado por exuberante floresta muito úmida tropical, trilhas do parque oferecem visões de macacos, preguiças, quatis, guaxinins, iguanas e muitas espécies de aves, bem como o macaco de esquilo da Costa Rica, que é endêmico em Manuel António. O parque também protege os 12 ilhas que servem como refúgio para espécies de aves marinhas diversas, e diversas praias como Espadilla Sur, Manuel Antonio e Puerto Escondido, além de uma lagoa de 14 hectares e um manguezal.

Pacífico Sul

– Playa Dominicalito
Perfeita para o surf e outras atividades aquáticas. Na extremidade sul da praia encontra-se Punta Dominical, que possui uma exuberante floresta tropical úmida.

– Playa Uvita
Uma das praias mais deslumbrantes na costa do Pacífico Sul, Uvita possui estuários e manguezais, especialmente na sua extremidade norte.

– Parque Nacional Marinho Ballena
Playa Ballena, junto com Isla Ballena e Tres Hermanas Rocas, fazem parte do Ballena Parque Nacional Marinho, que se estende a partir de Punta a Punta Uvita Piñuela. O parque de águas é visitado por baleias jubarte cada ano, de agosto a outubro e de dezembro a abril.

Existem basicamente duas estações na Costa Rica:

– Dry Season (estação seca), entre Dezembro e Abril,
– Green Season (estação das chuvas), entre Maio e Novembro.

Em geral, é melhor viajar durante a estação seca, mas para fugir da alta temporada, os primeiros meses da estação das chuvas também são recomendados.

Documentação

BRASILEIROS: são aceitos somente Passaporte (validade mínima de 6 meses).

ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.

MENORES de 18 anos – autorização por autenticidade* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe, acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por autenticidade* do genitor que não viajará.

* Firma reconhecida por autenticidade: significa que ambos os pais devem comparecer pessoalmente ao cartório para providenciarem o documento de autorização.
**O novo passaporte brasileiro (cor azul) não registra s filiação do viajante (não consta os nomes dos pais). Por isso, os menores de idade, viajando ou não acompanhados dos pais, além do passaporte válido, também deverão apresentar no check in, o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para confirmar a paternidade do menor.

Vacinas

– É obrigatória a apresentação do comprovante internacional de vacinação contra a Febre Amarela (tirada com no mínimo 10 dias antes do embarque).

– Devido a pandemia do Covid 19, é exigida a vacina para efeitos de viagens ao exterior. Consulte-nos para maior detalhamento das exigências.

Destaques

Argentina: De Buenos Aires à Patagônia

Buenos Aires, Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Península Valdez, Mendoza e muito mais.. roteiros personalizados de acordo com perfil do viajante!

Jalapão Reveillon 2022

Conheça as águas do Jalapão, incríveis cachoeiras opte por um Reveillon diferente!

Carnaval Costa Rica – 2022

Experiência de Viagem à Costa Rica no Carnaval 2022, flora exuberante e natureza plena!

Serra do Cipó Light – Rios, Cachoeiras e Sítios Arqueológicos

Santuário de biodiversidade Serra do Cipó, localizada na Serra do Espinhaço a 100km de Belo Horizonte, vem com a gente!

Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses, Delta e Jericoacoara

Impressionante viagem por uma das mais singulares regiões do globo, a Rota das Emoções – Jeri, Delta e Lençóis.

Traduções »