Jalapão – Reveillon 2022

Apresentação

Situada ao leste do Tocantins, o Jalapão é uma região que abrange oito municípios, mas somente  quatro fazem parte do roteiro eco turístico . São eles: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Lizarda e Rio Sono. A maioria dos atrativos da região localiza-se no município de Mateiros.



Roteiro Dia-a-Dia

1º Dia – ORIGEM / PALMAS
Hoje embarcaremos em voo com destino a Palmas, capital do Tocantins e ponto de partida de nossa viagem pelo Jalapão! Após nossa recepção no Aeroporto de Palmas, faremos o traslado até o hotel, onde dormiremos esta noite. O restante do dia será livre para curtirmos a cidade.

Sem refeições inclusas;
Pernoite em Palmas.
2º Dia – PALMAS / JALAPÃO / CÂNION SUSSUAPARA / SAFÁRI CAMP
Após o café da manhã em Palmas, saída às 07h40 hotel em direção ao Jalapão (180 km em asfalto até Ponte Alta). No caminho passaremos no distrito de Taquaruçu, um dos polos de turismo da capital. Almoço na cidade de Ponte Alta. Aqui acaba o asfalto e a cidade é o último local se pode comprar protetor solar, repelente, etc. Parada no Cânion da Sussuapara, um verdadeiro oásis, bem refrescante (trilha curta com descida e subida íngreme em terreno firme de cascalho e terra – aprox. 400 m ida e volta. No acesso ao cânion, caminhada curta dentro da água e sobre pedras. Seguiremos então em direção à misteriosa Serra da Muriçoca, onde no caminho cruzaremos as nascentes do rio Vermelho margeando a parte oeste da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins. No alto da serra, se vislumbra toda a imensidão do Jalapão e podemos identificar a Serra da Jalapinha, a Serra do Espírito Santo e mais longe no horizonte a Serra Geral da Bahia. Ao final do dia chegada ao Safári Camp (120 km em estrada de terra), localizado às margens do rio Novo, onde o guia e colaboradores irão apresentar e dar dicas sobre o dia a dia no camp. Após um drink de boas-vindas será servido o jantar.

Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite no Safári Camp.

3º Dia – MIRANTE / CANOAGEM NO RIO NOVO / DUNAS / SAFÁRI CAMP
Neste dia quem desejar pode acordar um pouco mais tarde e para os mais dispostos, sugerimos solicitar ao guia que os acorde bem cedo para ir até o Mirante do Safári Camp para apreciar o nascer do sol atrás da linda Serra do Espírito Santo e de lá também é possível utilizar o telescópio terrestre para avistar as serras ao redor do camp e as falésias que formam as Dunas do Jalapão. Após o delicioso café da manhã às margens do rio, serão dadas as instruções sobre o uso e a prática da Canoagem. Saída da prainha do Safári Camp, onde desceremos o rio Novo, apreciando sua natureza selvagem (aproximadamente 1 hora – nível fácil). O rio Novo é um dos últimos rios de água potável do mundo. Seu fundo de areia branquinha forma belíssimas praias, que durante este percurso contemplativo, nos convidam a todo instante para nadar e mergulhar em suas águas puras e cristalinas, tendo também um toque de aventura e emoção em suas corredeiras (canoagem nível fácil/ contemplativo). Retorno ao Safári Camp para almoço. À tarde, após um merecido descanso no redário ou na prainha do Safári Camp, faremos um passeio até as Dunas (traslado de 18km do Safári Camp até o início da trilha – nível fácil). No trajeto passaremos pela Comunidade do rio Novo com uma breve parada na ponte para fotos do rio e suas corredeiras. As Dunas são formadas por areias de quartzo de coloração dourada e cercadas por imensos chapadões, veredas e lagoas, formando um visual surreal e de natureza pujante com gigantescas falésias que mudam de cor de acordo com a luminosidade proporcionando um belíssimo pôr do sol.

Obs.: A atividade canoagem no Rio Novo poderá ser substituída por flutuação devido a um controle do governo do Tocantins para a preservação do pato-mergulhão, espécie ameaçada de extinção.

Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite no Safári Camp.
4º Dia – FERVEDOURO DO SONINHO / CACHOEIRA DO FORMIGA / SAFÁRI CAMP
Após café da manhã, partida para o fervedouro e cachoeira da Formiga. Os fervedouros são nascentes de águas cristalinas e com fundo de areia branca, que devido a pressão da água que brota do chão é impossível afundar, e teremos a sensação de realmente flutuarmos nas suas águas; é pura diversão. No percurso atravessaremos o Vale do rio Preto, entre as Serras do Meio e do Espírito Santo. Do lado esquerdo estará o Parque Estadual do Jalapão, e do outro a parte leste da Estação Ecológica da Serra Geral, que juntos ajudam a formar o maior mosaico de áreas protegidas do cerrado brasileiro. Esta rota é rica em visuais e isto convida aos viajantes a se posicionarem nas janelas e mirantes dos veículos para sentir o ar puro, apreciando a paisagem, e tirar fotos. Chegada ao Fervedouro do Soninho (75 km em estrada de terra). No local também é possível tomar um banho nas águas do rio Sono, um dos principais afluentes do rio Tocantins, onde a água gelada contrasta com a água quentinha do fervedouro. Dependendo da disponibilidade e de tempo, poderemos também visitar o Fervedouro do Ceiça – Glorinha (pequeno fervedouro com capacidade limitada). Almoço em nosso posto avançado próximo ao fervedouro do Soninho. Saída em direção a Cachoeira do Formiga (15 km em estrada de terra), uma queda que forma uma piscina natural de águas cristalinas e de cor verde esmeralda, uma experiência única no Jalapão. Partida para Mateiros (25 km em estrada de terra), onde se pode usar o celular e comprar artesanato do capim dourado, sorvete, etc..

Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite no Safári Camp.
5º Dia – MIRANTE DA SERRA DO ESPÍRITO SANTO / SAFÁRI CAMP
Bem cedo, saída para Trilha do Mirante da Serra do Espírito Santo* (24km em estrada de terra). Este local selvagem e misterioso possui vista panorâmica de toda a região do Jalapão de onde poderemos também ter uma noção de como se formam as famosas dunas através das forças hídricas. Caminhada (8km com subida íngreme de 800m no início da trilha e o restante em terreno plano e firme – nível médio, mas de grande desgaste físico, recomendado somente para pessoas que estejam com boa saúde e que façam atividades físicas regularmente). Retorno ao Safári Camp para o almoço. A parte da tarde será livre para curtir o acampamento ou quem quiser poderá realizar uma caminhada leve nas proximidades.

* Os passeios do roteiro são de nível fácil, porém a subida do Mirante da Serra possui nível médio e envolve grande esforço físico, não sendo recomendada para pessoas com problemas cardíacos, de idade avançados ou sedentários. Estes clientes deverão permanecer no Safári Camp curtindo o maravilhoso rio Novo e suas trilhas no entorno.

Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite no Safári Camp.

6º Dia – JALAPÃO / CACHOEIRA DA VELHA / PALMAS
Hoje é nosso último dia no Jalapão. Após o café da manhã, visita a Cachoeira da Velha (70 km em estrada de terra), com suas imponentes quedas em forma de ferradura, é a maior do Jalapão. Após pequena caminhada chegaremos a prainha da Cachoeira. Local extremamente agradável e sombreado com águas rasas e cristalinas. Após lanche, retorno a Palmas.

Café da manhã;
Pernoite em Palmas.

7º Dia – PALMAS / ORIGEM
Hoje nos despediremos do Tocantins e voltaremos à nossa cidade de origem. Após café da manhã, faremos o traslado ao Aeroporto de Palmas para pegar o voo de retorno.

Café da manhã;
Sem pernoite incluso.

*A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


Preços

LOCAL

HOSPEDAGEM

SGL

DBL

TPL

Palmas
Jalapão
Hotel Girassol Plaza ou Similar
Safári Camp
5.940 3.980 3.980

 

Valores válidos para a saída em 31 de dezembro de 2021 a partir de 1 pessoa.

*Valor de DBL válido para viajantes desacompanhados(as). Nós acomodaremos você com outra pessoa que também queira compartir (sempre do mesmo sexo – máximo de 2 clientes por apto/tenda). O compartilhamento é feito tanto nos pernoites no hotel em Palmas como no Safári Camp no Jalapão.

Criança idade mínima: 08 anos.

 

PARTE AÉREA – SÃO PAULO/PALMAS/SÃO PAULO – VALOR POR PESSOA EM R$

CIA AÉREA

VALOR A PARTIR DE

LATAM ou Gol Sob consulta

 

 

Forma de Pagamento

Forma de Pagamento: 
À vista através de PIX ou Transferência Bancária: 6% de desconto
Cheque, Boleto ou Cartão de Crédito
– 10 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 9 vezes sem juros em cheques, boletos ou cartão de crédito (Visa e Mastercard).
Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.
obs.: Promoção especial somente para a parte terrestre do pacote. Sobre a parte aérea, consulte-nos sobre as condições de parcelamento de cada empresa.
* Aceitamos somente cheque do próprio viajante.
*** para clientes estrangeiros, consultar condições de pagamento.
*** for foreign clients consult payment rules.

O Pacote Inclui

– Traslados Aeroporto de Palmas / Hotel / Aeroporto somente nas datas previstas no roteiro;
– 2 pernoites em Palmas no Hotel Girassol Plaza (ou similar) com café da manhã;
– Almoço na cidade de Ponte Alta;
– 4 pernoites no Safári Camp com café da manhã, almoço, jantar, lanches de trilha, sucos e água filtrada/tratada própria da região;
– Equipamentos completos de canoagem;
– Passeios inclusos no roteiro;
– Acompanhamento de guia especializado;
– Seguro viagem;
** Os traslados não serão realizados fora das datas previstas
**O Traslado não está incluso para voos da Cia Aérea Passaredo

O Pacote não Inclui

– Passagens aéreas;
– Taxas e impostos governamentais;
– Despesas de caráter pessoal;
– Itens não mencionados;
– Refeições em Palmas;
– Bebidas.
 

Seguro Viagem

Contate-nos

Observações

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Apesar de não haver foco de febre amarela, é recomendável a vacinação com pelo menos 10 dias de antecedência.

Palmas é a capital do estado do Tocantins e possui infraestrutura completa. A voltagem é de 220V.

O Jalapão é uma região remota e não há nenhum tipo de infraestrutura. O Posto de Saúde mais próximo está a 100 Km, na cidade de Ponte Alta.

MAIS INFORMAÇÕES:

Jalapão – A 300km de Palmas, capital do Estado de Tocantins. Divisa com Maranhão, Piauí e Bahia. Mistura de Cerrado e Caatinga, com diversas cachoeiras e chapadas. De clima bem quente, durante o dia cerca de 30ºC, e noites frias, por volta de 18ºC.

A Viagem e Seus Participantes – Indicada para quem quer um estreito contato com a natureza. Grupos pequenos, máximo. 4 pessoas por carro. Criança a partir de 7 anos poderá participar.

O QUE LEVAR

Lanterna (levar pilhas extras); Power Bank (carregador de baterias) para quem utilizar celular para tirar fotos; Toalhas de Banho e passeios; papete ou tênis para canoagem; Camiseta de manga comprida (para proteção solar); Agasalho é comum a queda de temperatura pela noite; Protetor solar, chapéu ou boné; Repelente; Sunga / Biquíni; Óculos Escuros; Snorkel; Medicamentos de uso pessoal.

MELHOR ÉPOCA

É indicado ir ao Jalapão nos meses de Maio a Setembro, que são os períodos de seca. De Outubro a Abril começa a temporada de chuvas.

CLIMA

O clima é bem divido no Jalapão, o período da seca que vai de Maio a Setembro, e as chuvas vão de Outubro a Abril. A temperatura média anual é de 30º, mas a noite a temperatura pode cai para 18º.

VACINAS
Consulte com antecedência as atualizações de vacinação do destino no portal:https://civnet.anvisa.gov.br/app/viajante/login?wicket-crypt=R22241ugv10&wicket-crypt=wnzXBH76vcs&wicket-crypt=QstgqDsAI3k

Condições Gerais

* Documentação para embarque: para sua tranquilidade providencie a documentação com antecedência.
* Crianças menores de 18 anos que não estejam acompanhadas de pai e mãe, devem obrigatoriamente ter autorização com firma reconhecida daquele que não está presente.
* Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimo de participantes.
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita acima.
* A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
 
 
Cancelamentos e devoluções
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.

Destaques

Argentina: De Buenos Aires à Patagônia

Buenos Aires, Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Península Valdez, Mendoza e muito mais.. roteiros personalizados de acordo com perfil do viajante!

Jalapão Reveillon 2022

Conheça as águas do Jalapão, incríveis cachoeiras opte por um Reveillon diferente!

Carnaval Costa Rica – 2022

Experiência de Viagem à Costa Rica no Carnaval 2022, flora exuberante e natureza plena!

Serra do Cipó Light – Rios, Cachoeiras e Sítios Arqueológicos

Santuário de biodiversidade Serra do Cipó, localizada na Serra do Espinhaço a 100km de Belo Horizonte, vem com a gente!

Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses, Delta e Jericoacoara

Impressionante viagem por uma das mais singulares regiões do globo, a Rota das Emoções – Jeri, Delta e Lençóis.

Traduções »