Aruba

barco e praia

Aruba é uma pequena ilha no mar do Caribe, situada cerca de 30 quilômetros ao norte da costa da Venezuela. O hoje território autônomo da Holanda fez parte das Antilhas Holandesas até 1986. Geografia à parte, Aruba é um paraíso tropical repleto de lindas praias de areia branca, luxuosos resorts e mar de águas calmas e cristalinas.

Próxima à linha do equador e com clima seco, a ilha tem sol e calor o ano todo e uma vasta gama de opções de diversão para os visitantes, que vai de cassinos e boates até os mais variados esportes como mergulho, trekking e windsurf, passando por praias propícias a apenas deitar e relaxar.

As principais praias de Aruba são Palm Beach e Eagle Beach. É nelas que se concentram a maioria dos hotéis e pontos turísticos. Um dos programas imperdíveis na ilha é fazer mergulho. Seja com cilindro ou com snorkel, mergulhar em Aruba é uma experiência inesquecível.

Eleita pela revista Scuba Diving como o segundo melhor destino do Caribe para observar naufrágios, a ilha conta com diversos navios afundados para o vislumbre de seus visitantes.

Um deles, o Antilla, foi afundado propositalmente por seu capitão para impedir que fosse tomado pelos holandeses. O navio se partiu em dois e hoje é “moradia” para centenas de peixes e ponto de visita obrigatória para quem está mergulhando.

– Forte Zoutman, Torre Willem III e Museu Arubano
O Forte Zoutman foi erguido para defender a ilha de piratas em 1796 e a Torre Willem III foi construída em 1867. O museu foi criado no século 20, passou por uma grande renovação em 2004 e conta com diversos itens do período colonial de Aruba.

– Museu Numismático de Aruba
Esse pequeno museu reúne uma impressionante coleção de moedas. Os apreciadores da numismática (estudo de moedas e medalhas) podem passar horas e horas analisando as 40 mil moedas de mais de 400 países.

– Museu Arqueológico de Aruba
O acervo deste museu aborda o passado indígena da ilha. Cerâmicas, ferramentas de conchas e pedra, urnas funerárias, crânios e ossos são alguns dos artefatos expostos. Ideal para os entusiastas da Arqueologia e da História.

– Cas di Cultura
Com uma arquitetura que une elementos futuristas e caribenhos, o Cas di Cultura é o centro cultural de Aruba. A programação inclui filmes, leituras, concertos, shows folclóricos e exposições de arte.

– Boca Catalina
Se sua intenção é observar a fauna marinha, uma boa pedida é a praia de Boca Catalina, com águas cristalinas e coalhadas de peixes. Para explorar o fundo do mar, basta um snorkel e a máscara de mergulho.

– Palm Beach
A Palm Beach é muito famosa por suas águas transparentes e tranquilas, com finas areias brancas. Palm Beach é sede de muitos hotéis luxuosos e de torres altas, que escolheram justamente essa praia por suas belíssimas e abundantes riquezas naturais.

– Boca Tabla
Também conhecida como Praia do Solteiro, Boca Tabla é boa para a prática do windsurfe e de mergulho com snorkel. Fica do lado leste da ilha e tem areia branca e fina. Não possui as melhores condições para banhistas, mas tem ventos fortes ideais para a prática de esportes de vela.

– Fisherman´s Huts
Paraíso dos windsurfistas, onde anualmente acontece o campeonato Hi-Winds Pro-Am Windsurfing, essa praia também tem boa infra estrutura para os visitantes em geral. É possível passar horas em uma das mesas instaladas na areia fazendo piquenique e observando o colorido das velas na água.

– Caverna Fontein
Essa é a mais popular de uma série de pequenas cavernas da costa norte da ilha. Ela fica dentro do Parque Nacional Arikok e é repleta de estalactites e estalagmites, algumas formando esculturas naturais em formato de animais ou pessoas. As pinturas rupestres deixadas nas paredes pelos primeiros habitantes da ilha também impressionam.

– Moinho Old Dutch
Construção que mais se destaca em Aruba, esse moinho de vento pode parecer uma aberração no meio do Caribe, mas é autêntico e foi trazido da Holanda em 1960. Antiguidades holandesas, ferramentas agrícolas, um cavalo e uma carruagem estão em exibição neste informal museu. Além disso, um restaurante também funciona aqui.

– Arashi Beach
Essa tranquila praia é eleita como uma das melhores para banho em Aruba. Em Arashi Beach pode-se tanto desfrutar do sol deitado em suas areias finas e macias, como nadar em suas águas transparentes ou ainda praticar snorkel em sua superfície.

– Baby Lagoon Beach
A Baby Lagoon Beach fica próxima a San Nicolas e ao lado oposto às rotas dos navios de cruzeiros, como também dos hotéis de torres altas, comuns em Palm Beach. É indicado que pelo menos um dia da sua viagem seja dedicado a esse destino, o qual é muito procurado pelos fãs de mergulho com snorkel. Deve-se ressaltar que tal prática atualmente é feita fora da área de proteção da praia, por medidas de preservação ambiental.

– California Lighthouse
O antigo farol de pedra Califórnia pode ser visto desde o campo de golfe Tierra del Sol e sendo popularmente chamado dessa forma pelo naufrágio ocorrido em frente a costa do famoso navio “Califórnia”. Situado em uma elevada posição na orla marítima, o farol tornou-se uma das pitorescas marcas registradas de Aruba e oferece uma vista panorâmica perfeita da costa oeste da ilha com praias arenosas.

– Capela Auto Vista
Situada à beira do oceano, a Capela Auto Vista foi construída por indianos e espanhóis que se referiam a mesma como “Igreja Pilgrim”. Essa aconchegante e amarela capela poderá ser acessada através de uma rodovia de curvas bem sinuosas, marcada em alguns pontos por cruzes brancas que levam a mesma.

– Eagle Beach
Possui ótima infra-estrutura para aqueles que apreciam passar um dia inteiro na praia. Eagle Beach contém os hotéis de torres baixas (hotéis com até três pavimentos de altura), tal característica proporciona insolação durante o dia todo (permanência de sol). As sombras são providas pela vegetação nativa e inúmeros quiosques dispostos ao longo de toda orla de Eagle Beach.

– Ponte Natural – Baby Bridge
Essa é a atração mais fotografada situada na parte norte de Aruba. A Natural Bridge é chamada de ponte natural porque estava a 8 metros acima do nível do mar, e possuía aproximadamente 30 metros de extensão. Esta ponte natural caiu em setembro de 2005, mas o local ainda continua a receber muitas visitas, principalmente, pela permanência da Baby Bridge, uma ponte natural com a mesma formação da outra, mas em proporções menores.

– Oranjestad – Centro Comercial
Oranjestad, histórica cidade capital holandesa onde as casas altas multicoloridas de Wilheminastraat reúnem portas de madeira talhada com as tradicionais telhas holandesas em telhados de estilo arubano. Ao longo do cais, comerciantes chegam para vender peixes frescos provenientes dos barcos todas as manhas. Todos os edifícios e principais escritórios do governo de Aruba se encontram na cidade capital.

Oranjestad é também o lugar para fazer compras ou visitar o mercado em busca de arte arubana e artesanato local. Dependendo da época do ano, poderá também encontrar-se no meio do Carnaval, um festival da temporada de verão, na queima de fogos do Ano Novo ou até mesmo na parada em honra a Rainha. A qualquer época do ano, Oranjestad é um agitado local para compras, encontros e muita diversão.

– San Nicolas
A segunda maior cidade da Ilha, San Nicolas é moderna e se desenvolveu principalmente após a descoberta do Petróleo na região. Por muitos anos esse foi o principal fator da atração a turistas, até que surgiu o Charlie’s Bar em San Nicolas, que ficou famoso por ser frequentado por marinheiros e mergulhadores interessados nas riquezas submersas e ainda inexploradas da cidade. Atualmente, San Nicolas possui diversos bares e boates muito atrativos.

Aruba pode ser visitada o ano todo.
Para o mergulho, os melhores meses são de fevereiro a outubro.

BRASILEIROS: são aceitos somente Passaporte (validade mínima de 6 meses).

ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.

MENORES de 18 anos – autorização por autenticidade* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe, acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por autenticidade* do genitor que não viajará.

* Firma reconhecida por autenticidade: significa que ambos os pais devem comparecer pessoalmente ao cartório para providenciarem o documento de autorização.
**O novo passaporte brasileiro (cor azul) não registra s filiação do viajante (não consta os nomes dos pais). Por isso, os menores de idade, viajando ou não acompanhados dos pais, além do passaporte válido, também deverão apresentar no check in, o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para confirmar a paternidade do menor.

Vacinas

– É obrigatória a apresentação do comprovante internacional de vacinação contra a Febre Amarela (tirada com no mínimo 10 dias antes do embarque) nos casos de vôos com conexões na Colômbia, Bolívia, Panamá, Peru e Venezuela.

  • Obrigatório vacina Covid 19.

Destaques

Argentina: De Buenos Aires à Patagônia

Buenos Aires, Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Península Valdez, Mendoza e muito mais.. roteiros personalizados de acordo com perfil do viajante!

Jalapão Reveillon 2022

Conheça as águas do Jalapão, incríveis cachoeiras opte por um Reveillon diferente!

Carnaval Costa Rica – 2022

Experiência de Viagem à Costa Rica no Carnaval 2022, flora exuberante e natureza plena!

Serra do Cipó Light – Rios, Cachoeiras e Sítios Arqueológicos

Santuário de biodiversidade Serra do Cipó, localizada na Serra do Espinhaço a 100km de Belo Horizonte, vem com a gente!

Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses, Delta e Jericoacoara

Impressionante viagem por uma das mais singulares regiões do globo, a Rota das Emoções – Jeri, Delta e Lençóis.

Traduções »