Polinésia Francesa
A Polinésia Francesa abrange mais de dois milhões de quilômetros quadrados do Oceano Pacífico Sul e é composta de 118 ilhas espalhadas por cinco grandes arquipélagos. Muitas ilhas são coroadas com picos pontiagudos, enquanto outras parecem apenas flutuar sobre as ondas.
São elas:
Tahiti – A Rainha do Pacífico
Tahiti, a maior ilha de todo o país, eleva-se sobre o oceano como uma rainha real é adequadamente coroada por um círculo de picos majestosos. O interior montanhoso é adornado com profundos vales, córregos cristalinos, e cachoeiras. Papeete é a capital, cidade revigorante e gateway do país. Possui inúmeros resorts, spas, restaurantes requintados, mercados vibrantes, lojas de pérolas e boutiques.
Moorea – A Ilha Mágica
A poucos minutos da ilha do Taiti, por avião, e apenas 30 minutos de catamarã de alta velocidade, Moorea eleva-se magicamente para fora do oceano em uma explosão de um lindo gramado verde. Uma grande e rasa lagoa cerca as montanhas onde cachoeiras caem por falésias repletas de samambaias. Pacíficos prados verdes renovarão suas energias nesta magnífica demonstração de majestade da natureza. Casas pintas em tons pastéis cercadas por jardins de hibiscos e aves, circundam a ilha em aldeias simples.
Bora Bora – A Ilha Romântica
A uma hora de vôo a partir da ilha do Taiti ou Moorea, a ilha de Bora Bora é amor à primeira vista, com uma lagoa que se assemelha a uma paleta de tintas azuis e verdes. Praias perfeitas de areia branca dão lugar ao esmeralda das águas, onde peixes coloridos animam os jardins de coral em meio a arraias gigantes. Facilmente descrita como o centro do universo romântico, onde luxuosos resorts e spas, com bungalows sobre a água, criam um ambiente de fábula.
Huahine – Jardim do Éden
Cerca de 30 minutos de avião da ilha do Taiti, Huahine, com suas florestas verdejantes, paisagem agreste e aldeias encantadoras, é um dos segredos mais bem guardados da Polinésia. Uma lagoa profunda e cristalina circunda as duas ilhas com magníficas baías e praias de areia branca. Relativamente inalterada pelo mundo moderno, Huahine oferece um sabor mais lento da Polinésia. Com apenas oito pequenas aldeias espalhadas por toda a ilha, os poucos moradores recebem bem os visitantes com grande bondade.
Raiatea – A Ilha Sagrada
A segunda maior ilha do Taiti, foi o centro da religião e da cultura ao longo de 1000 anos atrás e ainda empresta encanto com lendas antigas. As montanhas verdes incluem o Monte Temehani, uma espécie de Monte Olympus da Polinésia.
Taha a
Com o rico aroma de baunilha no ar, oferece um vislumbre da vida tradicional e tranquilo dos taitianos. A ilha tem forma de uma flor, e parece encantada pelas formas suaves da montanha rodeada por praias de areia clara. Nos vales férteis de corte no interior da ilha, os agricultores locais cultivam melancias, baunilha e copra.
Rangiroa – A Lagoa sem Fim
Com uma seqüência de corais que cercam uma turquesa e luminosa lagoa verde-jade, Rangiroa é um dos maiores destinos de mergulho do mundo.
De cima, o atol – o segundo maior do mundo – parece ser um colar de pérolas gigantes colocados sobre a água. Aqui 240 pequenas ilhotas, cada uma com três metros de altitude, deitou-se sobre o oceano por mais de 110 milhas cercando completamente a lagoa profunda.
Manihi – A Ilha das Pérolas
Longe do mundo moderno, Manihi ainda é o principal fornecedor para a indústria de pérolas cultivadas do Tahiti. Além das fazendas de pérolas, os visitantes gostam de explorar a lagoa e a aldeia principal do Turipaoa. Há poucos carros e caminhar ao redor da praça da cidade e ao longo dos caminhos de coral é tão calmo e romântico como a lagoa propriamente dita.
Tikehau – A Ilha de Areias Cor de Rosa
Uma coroa oval graciosa de praias de areia branca e rosa, só pode ser descrito como um cartão postal. Considerado um dos atóis mais belos da Polinésia, a densidade de peixes na lagoa é tão elevada que o grupo de pesquisa de Jacques Cousteau declarou que continha a maior concentração de peixes entre quaisquer outros atóis de Tuamotu.
Fakarava – A Ilha dos Sonhos
Fakarava é um mundo intocado, onde um rico ecossistema abriga espécies raras de aves, plantas e crustáceos. Tão puro é o ambiente que Fakarava foi designado como uma Reserva da Biosfera da UNESCO para a preservação de espécies raras. A vida entre os 400 moradores é centralizado em torno das aldeias pitorescas de Rotoava eo Tetamanu.
Ilhas Marquesas – As ilhas misteriosas
Cerca de três horas de vôo a partir das Ilhas da Sociedade, as Marquesas, ou Henua Enata que significa “Terra dos Homens”, são aparentemente perdidas no final da terra. Mesmo agora, algumas das ilhas são praticamente intocadas desde a era da exploração européia. As ilhas principais, com alojamento são as seguintes:
Nuku Hiva – A Ilha Mística
A maior ilha das Marquesas é conhecida por imponentes picos com vales verdejantes, antigos templos religiosos e cachoeiras tão altas que a maior parte da água que cai evapora antes de tocar o solo.
Hiva Oa – Ilha de Paul Gauguin
Esta ilha majestosa e histórica é conhecida pela sua paisagem selvagem e indomável, local de descanso final do poeta Jacques Brel e do artista Paul Gauguin.
Ilhas Gambier – Mangareva – Ilhas do Fim do Mundo
Localizadas a mais de mil quilômetros a sudeste do Taiti. Mangareva, a maior ilha da região, abriga a maioria da população e do centro da indústria de pérolas da região. A ilha tem apenas pequenas pensões familiares na cidade de Rikitea.
Ilhas Austrais
Uma cadeia de cinco ilhas, localizada sobre o Trópico de Capricórnio. As ilhas são conhecidas pela tradicional arte da tecelagem de côco e folhas pandanus em chapéus elaborados, bolsas, tapetes e bolsas. O oceano ao redor das ilhas é visitado por baleias de julho a novembro.
As ilhas com pequenos hotéis e pensões da família são:
Rurutu – Ilha das Baleias
Tubuai – A ilha de Plenty
Raivavae – Alvorecer do mundo
Rapa – Irmã mais nova da Ilha de Páscoa
Os três arquipélagos mais procurados pelos visitantes são as Ilhas da Sociedade, composta de Tahiti, Moorea, Bora Bora, Huahine, Raiatea e Tahaa; os atóis de Tuamotu, que incluem os atóis de Rangiroa, Manihi, Tikehau, e Fakarava, e as Marquesas, ou “as ilhas misteriosas”.
Tahiti (Papeete)
– Compras no Mercado Público
Descubra o verdadeiro coração de Papeete chamado Le Marché. Centenas de stands cheios de artesanato taitiano, óleos de baunilha, frutas e flores. O lugar perfeito para encontrar tudo o que se possa imaginar de todas as ilhas. Aberto todos os dias exceto nos feriados, o mercado é especialmente colorido e animado nas manhãs de domingo.
– Noites na Praça Vaiete
Desfrute de um jantar exclusivo e informal, ou uma sobremesa depois do jantar memorável no Vaiete Square. Aqui, dezenas de roulottes coloridos, ou carrinhos de comida, oferecem uma grande variedade de pratos e sobremesas da ilha. .
– Museu do Tahiti
O Museu do Taiti e suas ilhas é considerado um dos melhores e mais bonitos museus do Sul do Pacífico. Aqui a história polinésia é cuidadosamente registada e apresentada. Os destaques são as raras coleções de esculturas de arte e artefatos históricos.
– Museu Gauguin
O Museu Gauguin é dedicado à vida de Paul Gauguin, durante seus anos no Taiti e nas ilhas Marquesas, o museu fica dentro do belo Jardim Botânico Harrison Smith e exibe características e objetos do pintor, incluindo esboços, cópias de documentos, estampas, e reproduções de muitas de suas pinturas mais famosas.
– Pearl Museum
O Museu da Pérola é o único museu no mundo inteiramente dedicado às pérolas. As apresentações únicas descrevem e demonstram a história e a prática do cultivo de pérolas, bem como o seu lugar na arte, história, mitologia e religião.
– Compras no Centro Vaima
Muitas lojas populares entre os visitantes estão localizadas dentro e no entorno do Centro Vaima. Boutiques, lojas de pérolas, livrarias, bancas de jornais, restaurantes, cafés e bancos. Ao longo da beira-mar em qualquer direção, estão localizadas muitas lojas exclusivas com antiguidades, produtos made-in-Tahiti, música e arte.
– Safaris Island Interior
Um mundo virgem das cachoeiras enormes, profundos vales repletos de flores, grandes lagos, e colossais picos verdes erguendo-se acima do fundo do vale. Este tesouro escondido do Tahiti pode ser explorado em um safari guiado 4X4, um passeio de helicóptero, ou em uma caminhada conduzida por um guia especializado.
– Bougainville Park
No coração da área da zona portuária, os visitantes encontram um oásis recentemente renovado e tranquilo. Coroada por uma enorme figueira, o parque é nomeado em homenagem ao navegador e explorador francês, Louis Antoine de Bougainville e apresenta riachos e vegetação exuberante.
– Jardim Botânico
Adjacente ao Museu Gauguin, este jardim exuberante e bem cuidado oferece centenas de variedades de árvores tropicais, plantas e flores, incluindo de bambu, bananas, palmas, e hibisco. O jardim foi plantado originalmente pelo botânico americano Harrison Smith, que se mudou para o Taiti em 1919.
– Os Jardins Paofai
Localizados à beira-mar perto do centro de Papeete, os Jardins Paofai acolheram grandes canoas ou navios que transportavam grandes líderes, sacerdotes e guerreiros corajosos dos três cantos do triângulo polinésio: Ilha de Páscoa, Nova Zelândia e no Havaí. Este local foi transformado em um belo parque ajardinado com pequenas trilhas e parques infantis.
– Ponto de Vênus
Na ponta de uma península alinhada com praias de areia negra, esta área era o local de destino histórico de muitos dos primeiros exploradores, incluindo o capitão Cook e o capitão William Bligh. O único farol Tahiti, construído em 1867, está dentro de um parque popular entre os locais para eventos da comunidade e festivais.
Moorea
– Plantações
Os vales férteis são o lar de plantações de algodão, café, cana de açúcar e o abacaxi, considerado por muitos o doce sabor da terra, pode ser desfrutado em lojas da vila.
– Mirante do Belvedere
Os locais mais espetaculares de Moorea são vistos a partir deste local. Localizado no centro da ilha, os visitantes se maravilham com as vistas panorâmicas das baias individuais e as plantações de Opunohu Valley.
– Nadar com os golfinhos
Encontros com amigáveis moradores do oceano são agendados no Moorea Dolphin Center, que fica no Hotel Intercontinental.
– Aldeia de Papetoai
A grande atração é a histórica igreja octogonal situada na aldeia do litoral norte da Papetoai. Estabelecida pela Sociedade Missionária de Londres em 1822, a igreja é o edifício europeu mais antigo em uso no sul do Pacífico.
Bora Bora
– Lagoa
As águas rasas e claras da lagoa mais famosa do mundo permitem avistar corais vivos e cardumes de peixes tropicais, seja mergulhando ou passeando em um barco com fundo de vidro.
– Alimentar Tubarões
A idéia de alimentar tubarões pode soar um tanto sinistra, mas este é um dos passeios mais populares no Sul do Pacífico.
– Motu Tapu
Motu Tapu é a ilha mais fotografados do Sul do Pacífico. Apenas algumas centenas de metros da principal ilha, é melhor descrito como o lugar mais perfeito do mundo para relaxar.
Huahine
– Templos Históricos
A maior concentração de maraes (antigos templos) estão localizados em Huahine. Contrate um guia local para fazer passeios entre estes templos religiosos e míticos.
– Jet Ski
Huahine lagoa é famosa pela exploração de jetski. As águas rasas em grandes baías isoladas proporcionam um sentimento de verdadeira liberdade e aventura.
– Corrida de Canoa Hawaiki Nui Vaa
Huahine hospeda o início do que é descrito como o “Super Bowl” das corridas de canoa. O Hawaiki Nui Vaa é a maior corrida de canoa em mar aberto do mundo, e cobre um cansativo percurso de 77 milhas entre Huahine e Bora Bora. A largada e a chegada são comemorados com um grande festival de comida, música e dança.
Raiatea
– Rio Faaroa
Percorrendo uma exuberante floresta tropical, o Rio Faaroa é o único rio navegável da Polinésia. Suas águas lançam movimentos migratórios para as ilhas distantes do Havaí e Nova Zelândia.
– Maraes
O local mais sagrado e mais bem preservado na Polinésia é Taputapuatea de Raiatea. Agora considerada um monumento nacional, esta imensa área arqueológica é facilmente explorada a pé, e inclui dezenas de maraes e santuários.
Tahaa
– Plantações de Baunilha
O ar perfumado de Tahaa vem da fragrância de vagem de baunilha. Mais de 80% da colheita do Tahiti desta especiaria famosa é cultivado aqui.
– Vila de Haamene
A pitoresca aldeia de Haamene tem fazendas de pérolas e um centro de preservação de tartarugas. Também conhecida pela pesca, é cercada por plantações de baunilha.
Rangiroa
– Fazendas de Pérolas
Algumas das pérolas mais fantástica do Tahiti são produzidas na lagoa de Rangiroa. Ao visitar uma fazenda de pérolas, você terá a oportunidade de testemunhar como as pérolas são enxertadas e colhidas, aprendendo todos os segredos do cultivo desta gema misteriosa.
– Avatoru e Tiputa
A maioria dos moradores vive em Rangiroa, nessas duas aldeias. Localizada no extremo oeste de uma cadeia de ilhas conectadas, Avatoru é onde você vai encontrar a maioria das empresas da ilha, hotéis, lojas e bancos, além do aeroporto. Tiputa fica a 45 minutos de barco de Avatoru, é a comunidade administrativa principal, com uma enfermaria, correios e prefeitura.
Manihi
– Vilarejo de Manihi
As casas são cercadas por estaleiros adornados com conchas, arbustos e flores. A aldeia possui uma doca principal de concreto, um mastro e uma praça.
– Vilarejo de Turipaoa
Esta modesta aldeia é o lar de muitos dos 769 habitantes de Manihi. As casas coloridas aqui são sombreadas por árvores de fruta-pão e enfeitadas com frangipani e hibiscos. Outros cidadãos residem nas fazendas de pérolas construídas em suportes ao lado da lagoa.
Ilhas Marquesas
– Centro Cultural
O Centro Cultural Paul Gauguin foi inaugurado em 2003 no 100 º aniversário da morte de Gauguin. Localizado em terras compradas por Gauguin, a exposição do centro possui três seções temáticas em torno de citações atribuídas ao artista: “fugir para alcançar a arte”, “o direito de ousar na arte”, e “tornar-se parte de uma cultura primitiva “.
– Esculturas de Madeira
Fabricadas a partir de preciosas madeiras nativas como o pau-rosa e a madeira roxa, tigelas, pratos, e estátuas marquesas são muito valorizadas no mundo inteiro. Estes tesouros podem ser comprados em todas as ilhas diretamente dos artistas em seus estúdios.
Ilhas Gambier – Mangareva
– Monte Duff
Essa montanha é o ponto mais alto de todo o grupo das Ilhas Gambier.
– Ruínas de Rikitea
Na vila principal de Mangareva, Rikitea, os visitantes encontrarão uma série de ruínas. Entre essas relíquias arqueológicas estão um convento, um arco triunfal, várias torres, uma prisão e um tribunal.
– Igreja de St. Michel
Construída em pedra calcária, esta igreja neo-gótica católica foi construída sob os auspícios do Padre Honorato Laval. A igreja ainda está em uso hoje em dia.
Há duas temporadas na Polinésia Francesa:
A estação chuvosa (janeiro a março) e a seca (maio a outubro).
Durante todo o ano, a temperatura oscila entre as médias do Sul do Pacífico, ou seja, entre 20°C e 30°C. Evite os meses entre janeiro e março, quando ocorrem três quartos de toda a chuva do ano no Taiti, além de ciclones.
Os melhores meses para visitar a Polinésia são entre maio e outubro, quando o tempo é fresco e quase não chove. Julho é o mês de altíssima temporada, quando acontecem as festividades locais.
Documentação
BRASILEIROS: são aceitos somente Passaporte (validade mínima de 6 meses).
ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.
MENORES de 18 anos – autorização por autenticidade* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe, acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por autenticidade* do genitor que não viajará.
* Firma reconhecida por autenticidade: significa que ambos os pais devem comparecer pessoalmente ao cartório para providenciarem o documento de autorização.
**O novo passaporte brasileiro (cor azul) não registra s filiação do viajante (não consta os nomes dos pais). Por isso, os menores de idade, viajando ou não acompanhados dos pais, além do passaporte válido, também deverão apresentar no check in, o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para confirmar a paternidade do menor.
Vacinas
– É obrigatória a apresentação do comprovante internacional de vacinação contra a Febre Amarela (tirada com no mínimo 10 dias antes do embarque) nos casos de vôos com conexões na Ilha de Páscoa.