Itacaré
Itacaré localiza-se ao sul do litoral baiano, tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro. A faixa costeira revela o encontro entre coqueiros, manguezais, praias de águas cristalinas, rios, cachoeiras, trilhas e a cidade com o povo espontâneo e sorridente que está em cada esquina confirmando as boas vindas.
Aqui não faltam opções de diversão e lazer para qualquer idade. Reconhecida como um dos melhores picos de surfe do Estado da Bahia, Itacaré recebe durante o ano todo gente do mundo inteiro, que vem desfrutar da energia que é estar em contato em tempo integral com a natureza seja nas praias, trilhas, cachoeiras ou passeios pelo Rio de Contas.
– Praia da Ribeira
Um dos mais belos circuitos de Arvorismo do Brasil. O percurso é composto por 17 atividades, totalizando 227m de trilhas suspensas com plataformas de até 9m de altura e duração média de 01:30h. Megatiroleza com 200m para até 2 pessoas.
– Fazenda Santo Antonio
Prepare-se para viver momentos de muita aventura e adrenalina, a Interatividade Itacaré é o primeiro Centro de Aventuras do Nordeste.
– Estrada de Taboquinhas
Formada por um afluente do Rio de Contas, em meio a espessa mata. O passeio é feito em saveiro, no percurso que sobe o rio de Contas. O acesso ao rio do Engenho é feito por canoas ou caminhando pela mata.
– Trilha Janela da Gindiba
Trilha com percurso total de 1290 metros. Na trilha, 440 metros do percurso passam por uma típica roça baiana onde há um bonito coqueiral e um pequeno Sistema Agro Florestal – SAF e 850 metros são dentro do remanescente de Mata Atlântica.
– Trilha Alto da Esperança
Trilha de aproximadamente 1km passando por remanescentes da Mata Atlântica, em ótimo estado de conservação, Após esse percurso o passeio termina com um refrescante banho em um lago que tem um pequeno deck onde o proprietário serve algumas frutas locais.
– Trilha e Cachoeira da Usina
Trilha com início a 10 km do centro de Itacaré. Percorre na sua maioria trechos de mata atlântica, passando pela cachoeira da usina onde se pode tomar banho em uma bela piscina natural. A trilha ainda passa por um manguezal e chega à praia de Jeribucaçu.
– Cachoeira do Tijuípe
Uma trilha curta e leve leva até a cachoeira que possui uns 4m de altura por 15m de largura, com uma piscina natural propicia para banho.
– Salto do Apepique
O Salto do Apepique com 50 metros de altura reúne condições ideais para a prática do rapel e tirolesa, situa-se na Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Encantada, com acesso pela BA001.
– Saltos do Almada
As quedas d’água do rio Almada, na Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Encantada, chegam a 6 metros de altura formando buracos profundos nas rochas de até 4 metros, também conhecidos como caldeiras. O visitante pode banhar-se nestas piscinas naturais
– Observação de Baleias
Atividade realizada apenas nos meses de agosto a outubro.
O ano todo, temperatura média 28º C.
Nos meses de Maio a Julho surfistas aparecem para pegar ondas mais favoráveis ao esporte.
Documentação
Brasileiros
– passaporte (válido até o término da viagem)
– RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação.
Estrangeiros
– passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros).
Estrangeiros não residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deve procurar diretamente o Consulado brasileiro no seu país de origem.
Não será permitido o embarque com cópia de documentos, mesmo que autenticados.
Vacinas
– É recomendável tomar a vacina contra Febre amarela (tomar 10 dias antes da viagem)