1º Dia – PETROLINA-PE / SÃO RAIMUNDO NONATO
Recepção no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE. Em seguida, traslado para São Raimundo Nonato, com duração prevista de quatro a cinco horas de viagem. Check-in no hotel
2º Dia – SERRA BRANCA – BAIXÃO DAS ANDORINHAS (C, L)
Após o café da manhã, saída para o 1° dia de passeio, com deslocamento de 40 km até Serra Branca. Iniciaremos a trilha conhecendo o olho d’água da Serra Branca, única fonte de água para as pessoas que ocupavam aquela região antes da criação do Parque. Em seguida, visitaremos sítios históricos e locais onde, antigamente, viviam os maniçobeiros. Maniçobeiros eram povos que extraiam látex de uma planta chamada maniçoba, a qual era, historicamente, uma importante fonte de renda. Nesse circuito, visitaremos os Sítios que apresentam uma grande quantidade de pinturas. Parada para o lanche de trilha. Em seguida, faremos nosso deslocamento até o “Baixão das Andorinhas”. Deste local, teremos uma belíssima vista do cânion, com destaque especial, também para a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza. Retorno ao hotel.
3º Dia – TRILHA HOMBU – BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA (C, A)
Após o café da manhã, saída para o 2° dia de passeio, com traslado de 30 km até a Trilha Hombu. Iniciaremos com a visita à casa da família de Neco Coelho, uma das primeiras famílias a se fixar na região. Em seguida, percorreremos uma trilha, passando por sítios arqueológicos com várias pinturas, bem como pela diferenciada vegetação local, que sofreu adaptações para sobreviver na caatinga. Um dos exemplos destas espécies de plantas que se adaptaram à região são os cactos, que aqui são encontrados. Parada para o almoço na comunidade Sítio do Moco, em restaurante com comida típica local. Após o almoço, visitaremos o Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque. Vamos conhecer mais alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada, monumento geológico e cartão postal do Parque. Ao final da tarde, iremos até o Centro de Visitantes e vamos conhecer, também, o “Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada”. Trata-se de um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado até hoje o vestígio mais antigo da presença do homem no Continente Americano (50.000 anos). Retorno ao hotel.
4º Dia – TRILHA DO ALTO DA PEDRA FURADA – TOCA DOS PILÃO – CIRCUITO DOS CANOAS (C, A)
Após o café da manhã, saída para o 3° dia de passeio, com traslado de 30 km até o destino. Faremos uma caminhada de aproximadamente 4 a 5 km. (ida e volta), até o alto da Pedra Furada, com desnível de 160 metros. Vamos desfrutar de uma vista panorâmica da Pedra Furada, de um ângulo diferenciado, uma das mais belas vistas do parque. Em seguida, vamos nos deslocar até a Toca de Cima dos Pilão , abrigo em ambiente de cavernas, onde foram realizadas diversas escavações. Foram achados vários ossos de animais da mega fauna, como as presas do Tigre Dente de Sabre, um dos maiores felinos que aqui viveu, há milênios. Parada para o almoço. Traslado até o Circuito dos Canoas da Serra Vermelha onde faremos uma caminhada pela borda dos Cânions, observando e apreciando a geologia.
5º Dia – TRASLADO SÃO RAIMUNDO NONATO A PETROLINA-PE (C)
Após o café da manhã check-out no hotel. Retorno a Petrolina-PE, para embarque no Aeroporto Senador Nilo Coelho.
O ROTEIRO PODE SER ALTERADO, CONFORME AS NECESSIDADES E O PERFIL DO PASSSAGEIRO.